Dislexia

“A Dislexia não é uma doença, mas sim, uma forma diferente de aprender que não se ajusta ao sistema educativo tradicional.”

Drª Teresa Pisco

A dislexia constitui um dos mais frequentes problemas de aprendizagem. Caracteriza-se pela dificuldade na aquisição dos mecanismos de leitura e escrita, na idade padrão, sem que a criança apresente qualquer défice intelectual ou sensorial.

Existe uma dificuldade em passar mentalmente da linguagem oral, para a linguagem escrita, onde é necessário reconhecer símbolos gráficos.
Habitualmente, leem muito lentamente, não fazem pontuação, nem entoação correta. Fazem confusão entre letras com sons semelhantes – fonemas (p-t, v-f), ou com forma semelhante (p-q, d-b). Fazem frequentemente inversões (or-ro, cri-cir), omissões (Atlântico- Atlâtico,) e adições (inglês-ingelês).

Para compreenderem um texto necessitam de lê-lo várias vezes. Se o texto lhes for lido por outra pessoa compreendem com mais facilidade.
A sua dificuldade para compreenderem o que leem faz com que se distraiam com facilidade, que tenham mais dificuldades em memorizar e que apresentem baixa auto-estima.

A prevalência na população é de 5 a 10%. Representa um em cada quatro casos de fracasso escolar. A deteção e correção devem ser o mais precoce possível para evitar um atraso grave nas aprendizagens escolares

O tratamento da dislexia requer um processo de reeducação com técnicas específicas individualizadas, com o fim de treinar a capacidade de interpretar os símbolos gráficos habituais utilizados na leitura e na escrita.

A dislexia não é uma doença, mas sim, uma forma diferente de aprender que não se ajusta ao sistema educativo tradicional. Não desaparece espontaneamente, necessitando de reeducação e muito treino.

Siga-nos nas Redes Sociais!