DÉFICE COGNITIVO

Drª Teresa Pisco / Drª Filipa Bento

Défice Cognitivo é um termo usado quando o indivíduo apresenta um desenvolvimento cognitivo abaixo da média, demonstrando limitações no seu funcionamento adaptativo. Desta forma, é uma perturbação do desenvolvimento intelectual, podendo influenciar negativamente o desempenho da criança. O Défice Cognitivo divide-se em diferentes níveis, podendo ser leve, moderado, grave ou profundo.

 

Alguns exemplos de sinais e sintomas:

Atraso significativo na linguagem, atraso na psicomotricidade, perda da noção de perigo, comprometimento intelectual, comprometimento no desenvolvimento global. Especificamente quanto aos problemas educacionais, estes podem afirmar-se através de problemas no processamento da informação, problemas de atenção, de memória, de linguagem, e de generalização da aprendizagem.

 

Público-alvo:

Os acompanhamentos psicopedagógicos no Défice Cognitivo dirigem-se a todas as crianças e adolescentes a quem sejam identificados critérios diagnósticos compatíveis com este quadro sintomatológico, previamente verificado através da avaliação.

 

Intervenção:

A intervenção é construída a partir do diagnóstico, sendo assim adaptada a cada caso. Procuramos desenvolver as áreas mais necessitadas a partir de atividades específicas e adaptadas ao indivíduo, com estratégias adequadas, favorecendo o processo de desenvolvimento e evolução da criança. Além disso, procuramos que haja uma ponte com os contextos mais próximos, para que o trabalho desenvolvido seja integrado. Estaremos sempre atentos à evolução ao longo das sessões, para reavaliarmos se existe necessidade de mudança de foco e de continuidade do acompanhamento. As sessões têm uma duração média de 50 minutos, e a periodicidade dependerá de cada caso. As sessões poderão ser desenvolvidas em pares, para que as atividades sejam mais dinâmicas e as crianças se sintam mais confiantes ao trabalhar com alguém com o mesmo tipo de dificuldade, ou individualmente, se tal for mais indicado para o caso.

Estamos à sua espera...