Drª Teresa Pisco / Drª Filipa Bento / Drª Rita Silva
Défice Cognitivo é um termo usado quando o indivíduo apresenta um desenvolvimento cognitivo abaixo da média, demonstrando limitações no seu funcionamento adaptativo. Desta forma, é uma perturbação do desenvolvimento intelectual, podendo influenciar negativamente o desempenho da criança. O Défice Cognitivo divide-se em diferentes níveis, podendo ser leve, moderado, grave ou profundo.
Atraso significativo na linguagem, atraso na psicomotricidade, perda da noção de perigo, comprometimento intelectual, comprometimento no desenvolvimento global. Especificamente quanto aos problemas educacionais, estes podem afirmar-se através de problemas no processamento da informação, problemas de atenção, de memória, de linguagem, e de generalização da aprendizagem.
Os acompanhamentos psicopedagógicos no Défice Cognitivo dirigem-se a todas as crianças e adolescentes a quem sejam identificados critérios diagnósticos compatíveis com este quadro sintomatológico, previamente verificado através da avaliação.
A intervenção é construída a partir do diagnóstico, sendo assim adaptada a cada caso. Procuramos desenvolver as áreas mais necessitadas a partir de atividades específicas e adaptadas ao indivíduo, com estratégias adequadas, favorecendo o processo de desenvolvimento e evolução da criança. Além disso, procuramos que haja uma ponte com os contextos mais próximos, para que o trabalho desenvolvido seja integrado. Estaremos sempre atentos à evolução ao longo das sessões, para reavaliarmos se existe necessidade de mudança de foco e de continuidade do acompanhamento. As sessões têm uma duração média de 50 minutos, e a periodicidade dependerá de cada caso. As sessões poderão ser desenvolvidas em pares, para que as atividades sejam mais dinâmicas e as crianças se sintam mais confiantes ao trabalhar com alguém com o mesmo tipo de dificuldade, ou individualmente, se tal for mais indicado para o caso.