dRª fILIPA bENTO
O Aconselhamento Parental é uma estratégia de apoio e orientação para que mães, pais, ou qualquer pessoa responsável pela educação de uma criança ou adolescente, executem a tarefa educativa de forma consciente e informada. O objetivo é fornecer aos pais estratégias adequadas às necessidades das crianças, procurando o bem-estar geral de todos.
As crianças podem apresentar muitas birras, medos e terrores noturnos, episódios de enurese, não conseguirem dormir sozinhas, sentirem-se exaltadas com a chegada de um novo irmão, etc.; ou, por outro lado, pode ser um adolescente que não respeita as regras, que enfrenta constantemente os pais, que passa muitas horas ao computador ou ao telemóvel, entre outros.
Os acompanhamentos parentais destinam-se a pais ou qualquer outra pessoa que tenha a seu cargo a educação de uma criança/adolescente, e que sinta a necessidade de aprender ou reajustar estratégias educativas e práticas parentais com o intuito de aumentar o bem-estar da criança, dos próprios pais, e do ambiente familiar no geral.
A intervenção é programada dependendo das necessidades da criança/adolescente e dos pais. A periodicidade das sessões depende dessas mesmas necessidades, com tempo médio de uma hora por sessão. Durante estas sessões serão sugeridas e discutidas práticas parentais através de diversas estratégias, adaptadas à família em questão. Poderá passar por um trabalho psicopedagógico e/ou por estratégias focadas em mudanças de nível emocional, entre outras.