ACONSELHAMENTO PARENTAL

dRª fILIPA bENTO

O Aconselhamento Parental é uma estratégia de apoio e orientação para que mães, pais, ou qualquer pessoa responsável pela educação de uma criança ou adolescente, executem a tarefa educativa de forma consciente e informada. O objetivo é fornecer aos pais estratégias adequadas às necessidades das crianças, procurando o bem-estar geral de todos.

 

Alguns exemplos de temas:

As crianças podem apresentar muitas birras, medos e terrores noturnos, episódios de enurese, não conseguirem dormir sozinhas, sentirem-se exaltadas com a chegada de um novo irmão, etc.; ou, por outro lado, pode ser um adolescente que não respeita as regras, que enfrenta constantemente os pais, que passa muitas horas ao computador ou ao telemóvel, entre outros.

 

Público-alvo:

Os acompanhamentos parentais destinam-se a pais ou qualquer outra pessoa que tenha a seu cargo a educação de uma criança/adolescente, e que sinta a necessidade de aprender ou reajustar estratégias educativas e práticas parentais com o intuito de aumentar o bem-estar da criança, dos próprios pais, e do ambiente familiar no geral.

 

Intervenção:

A intervenção é programada dependendo das necessidades da criança/adolescente e dos pais. A periodicidade das sessões depende dessas mesmas necessidades, com tempo médio de uma hora por sessão. Durante estas sessões serão sugeridas e discutidas práticas parentais através de diversas estratégias, adaptadas à família em questão. Poderá passar por um trabalho psicopedagógico e/ou por estratégias focadas em mudanças de nível emocional, entre outras.

Estamos à sua espera...